ENTREVISTAS


"Se a poesia não estiver no papel de pão, na celulose, ela não estará em nenhum livro consagrado em papel couchê". Conheça Karla Jacobina:




1. Como comecou a dancar? Qual foi o primeiro contato?

Karla: Nasci arteira e com o passar do tempo fui me descobrindo artista. Meu primeiro livro foi publicado neste ano (2009), trata-se de cronicas e poemas relativos ao universo feminino. A partir dos meus textos, me envolvi com o teatro para que pudesse dar voz as palavras que escrevia. A danca chegou logo na sequencia quando decidi dar alem de voz, movimento e ritmo as minhas ideias e sentimentos. Meu primeiro contato foi com a danca cigana pela qual me apaixonei, me aproximei e atualmente dou aulas para grupos de mulheres. Depois percorri um caminho muito ecletico em que fiz aulas de jazz, danca do ventre, poledance e tango. Me matriculei no tango de teimosa, pois imaginava que jamais conseguiria um dia acompanhar o cavalheiro em uma danca de casal. A teimosia virou desafio e tudo terminou em samba.

2. Quais sao seus principais valores na prática?

Karla: O que ha de mais valioso na danca de salao, sob o meu ponto de vista, e a descoberta da interdependencia. Apenas conseguira dancar o casal que antes do "nos" vivencia o "eu". Apenas seres independentes e integros sao capazes de consituir uma coletividade. E necessario principalmente o respeito e amor a si, a seu corpo e emocoes da mesma maneira que e necessario o respeito ao outro e suas particularidades e a repercussao disso atinge nossa vida diaria tornando-a ainda melhor.

3.O que a danca te trouxe? Qual o seu significado na sua vida?

Karla: Alegria, antes de qualquer coisa. Quem me ve dancando exclama "e impressionante como vc e feliz". E felicidade e a outra coisa que a danca traz. Uma vez que vc aceita seu corpo, seu ritmo, suas habilidades e dificuldades, vc nao precisa mais dos aplausos de plateia alguma, vc se aplaude e a partir dai e que comeca o seu espetaculo particular.

4.Qual eram suas maiores dificuldades ao comecar? E quais as principais dificuldades dos alunos?
Karla: Me assumir. Acredita-se por ai que a humildade e a alma do negocio. Para o artista nao. E necessario ele assumir seu talento, assumir seus pontos fortes e realcar tudo o que e belo em si. Essa foi a minha dificuldade e acredito que seja a maior dificuldade entre os alunos, principalmente entre as mulheres. Quando vc se assume, a vergonha, a timidez, o pudor e outras plantas carnivoras caem por terra. Vc aprende a dancar antes de aprender os passos e dai vc observa o quanto prejudicou a sua vida enquanto nao se assumia.

5.Qual foi sua maior realizacao pessoal que se deu atraves da danca?

Karla: Hoje eu estou mais feliz do que nunca. Sou parceira de danca do Sérgio Rodrigues e temos projetos de encher os olhos para 2010. Muitas novidades, ousadia e contemporaneidade serao assistidas neste ano. Mas retornando a sua pergunta, a minha maior realizacao pessoal foi chegar ate aqui.

por Gabriela Weitbrecht

 
Copyright © KARLA JACOBINA